Sala de Leitura

Apresentação

Sala de Leitura é uma iniciativa que, desde 2003, doa um acervo de mil livros não didáticos para escolas públicas, associações de moradores, hospitais públicos, unidades do sistema prisional, entre outras entidades públicas e sem fins lucrativos, assim como promove atividades voltadas à capacitação da instituição para que esta esteja apta a administrar um espaço público de leitura e de empréstimo de livros, aberto à comunidade. Nestes 15 anos, 845 Salas de Leitura foram implementadas, proporcionando o acesso ao livro a brasileiros de 24 estados.

Em agosto de 2018, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento cumprirá mais uma etapa, inaugurando 15 novas Salas de Leitura, em Petrópolis (RJ), Mangaratiba (RJ), Arandu (SP), Carlópolis (PR) e Santana do Itararé (PR). O projeto tem seu embasamento na construção de parcerias com a sociedade civil, gestores públicos e iniciativa privada, objetivando a formação de novos leitores e a maior circulação do livro.

Para aproximar o público da literatura brasileira, as Salas de Leitura implantadas em 2018 homenageiam Graciliano Ramos, pelos 80 anos de sua obra “Vidas Secas” e uma homenagem ao escritor Altair Martins, autores cujas obras estão presentes no acervo de 15 mil livros. A curadoria do acervo selecionou títulos não didáticos de temas diversificados, como literatura brasileira e estrangeira, literatura infanto-juvenil, história, biografias, arte, cultura, sociologia, desenvolvimento pessoal, tecnologia, entre outros, visando ao atendimento de interesses distintos e à formação de novos leitores.

O binômio escola-comunidade vem, em 2018, como estratégia para a formação de leitores e para aumentar a circulação do livro. Não por acaso, 86,2% das salas inauguradas neste período estão instaladas dentro do ambiente escolar. O livro se transforma em importante instrumento de relacionamento entre a escola e a sociedade, já que a própria Sala de Leitura passa a funcionar como espaço público para a comunidade local.

A construção do hábito da leitura se dá por meio do fortalecimento da entidade social que, ao receber os livros e a capacitação de pessoas, reforça e amplia sua atuação pública junto às suas comunidades. O projeto Sala de Leitura é concebido em total sintonia com a Política Nacional do Livro e o Plano Nacional do Livro e Leitura. Certificado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto beneficia comunidades ao criar um polo cultural de fácil viabilização e baixo custo.