Sala de Leitura

Histórico

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002, que planeja e executa projetos socioculturais, capazes de transformar positivamente a realidade da população brasileira a partir do acesso à informação e ao conhecimento.

O IOD tem como meta pensar o homem em suas potencialidades, incentivando-o a um comportamento proativo de empreendedorismo e de busca da ampliação do conhecimento. As empresas patrocinadoras têm, assim, participação efetiva em ações que ajudam a construir, diariamente, os alicerces da cidadania no Brasil.

Desde 2003, o IOD desenvolve uma série de projetos socioculturais fundamentados na mobilização comunitária, no engajamento de gestores públicos, na capacitação de agentes de leitura e no binômio escola-comunidade, como estratégia para a formação de leitores e visando à maior circulação do livro.

Estes projetos beneficiam escolas públicas, associações, hospitais, presídios, entre outras entidades, e permitem que essas instituições tenham acervos próprios, abertos à comunidade local, com obras nacionais e estrangeiras e abrangendo diferentes áreas de interesse.

FLISI - Propõe a difusão do livro e da literatura na Serra Fluminense, Além de incentivar o visitante a conhecer novos escritores.

Estação Leitura – Em parceria com o MetrôRio e a Prefeitura do Rio de Janeiro, foi instalada, na estação Central do Metrô, uma biblioteca para atender os usuários que circulam diariamente pela estação.

Vivência Lúdico Literárias – Promove a integração entre artes visuais e literatura, para atrair novos leitores para a biblioteca Estação Leitura, com eventos em uma Galeria já instalada num dos corredores da Estação Central, próxima do espaço de empréstimos de livros.